segunda-feira, 18 de abril de 2011

[vozes brancas #46] pequenos heróis

Há miúdos absolutamente fantásticos! Esta manhã ouvi em primeira mão o relato deste acidente, que vitimou um grupo de hemofílicos que seguia para um encontro no Luso... Observei dois dos adolescentes hemofílicos que estavam no autocarro que capotou no sábado porque ainda precisavam de tratamento depois de terem estado internados em Coimbra.

Contaram-me que nos minutos que se seguiram ao acidente, antes da chegada dos meios de socorro (que, aliás, foi extremamente rápida, disseram), conseguiram remover algumas pessoas que estavam na estrada e que tinham sido projectadas com a violência do embate, e ainda entraram várias vezes no autocarro para ajudar os outros feridos a sair e para irem buscar o factor VIII que levavam consigo para qualquer eventualidade. E, apesar do pânico e do horror, enquanto o hospital de campanha era montado para assistir os feridos no local e se procediam aos trabalhos de desencarceramento, eles próprios, já treinados desde pequenos para estas intercorrências, começaram a preparar o medicamento para auto-administração e para o administrarem também aos outros! Rapidamente os profissionais de saúde os substituíram nessa tarefa, mas ainda assim eles estavam prontos e tinham intenção de o fazer se fosse necessário!

Um, com uma fractura da clavícula e o outro, com um ferimento na perna a sangrar, não esqueceram o risco que corriam (para quem não conhece bem a doença, diga-se que ambos os ferimentos podem causar a morte de um hemofílico em poucas horas), pensaram em si e nos outros, colocaram-se a salvo, colocaram os amigos a salvo, trataram-se e ainda prepararam a medicação para os amigos! Nem sei que diga... Ainda estou arrepiada. Durante a consulta rimos, reflectimos sobre a doença, sobre a vida em geral e a sua fragilidade, a nossa incapacidade de prever estas reviravoltas, emocionámo-nos... Estivemos todos à beira das lágrimas várias vezes. E, no meio disto tudo, ainda conservavam o sentido de humor e a boa disposição. No final acabámos por nos rir com a inevitável piada de que com todo o factor VIII que tinham utilizado, agora já deviam estar com o FMI à perna... (Azar! Abençoado dinheiro que os salvou a todos.) Eu fiquei com uma palavra apenas: Parabéns!

3 comentários:

  1. bem... impressionante. eu fiquei de lágrimas nos olhos a ler. já fui investigar o que é o factor vii e hemofilia (que não sei porque pensava que era uma doença de rins, acho que estava a confundir com hemodialise)

    ResponderEliminar
  2. Sao herois beijo, verdadeiros herois. Metem os wolverines, spiderman e hulk num chinelo

    ResponderEliminar
  3. aloucura, eu também nem sabia se me ria se chorava...

    Anathelion, nem mais!

    (um) beijo de mulata

    ResponderEliminar