segunda-feira, 16 de maio de 2011

[mozambique is greener] as pragas de insectos


Como é que eles controlam uma praga de insectos?

em tempos vos contei, mas alguns de vocês só chegaram agora aqui ao mato e ainda não foram chafurdar ali no pântano da coluna da direita, onde estão as histórias antigas, sodades loucas (andam amigas a beijar de boca em boca): no meu quarto em Iapala havia uma osga - a Amélia -, minha discreta companheira de todas as noites, trazida uma tarde pelo cozinheiro, ante o meu olhar de ponto de interrogação... Eu tinha-lhe pedido insecticida porque não tinha rede mosquiteira no quarto.

- Não sei o que é 'setcida, Doutóra - fora a resposta atabalhoada.
- Remédio para os mosquitos - reformulei.
- Ah, não tem problema!
E horas depois regressou com a Amélia!

A verdade é que a minha dama de companhia era melhor que um insecticida e mil vezes melhor que um exterminador (a não ser, obviamente, pelo pequeno pormenor de não ser um homem como o da fotografia mas, géneros e espécies aparte, como controladora de insectos era absolutamente fantástica, com as vantagens adicionais de ser verde, limpa, não necessitar de salário e não ser preciso mandá-la baixar a tampa da sanita. Bem... entre outras coisas.).

Sem comentários:

Enviar um comentário