segunda-feira, 2 de maio de 2011

[vozes brancas* #47] à procura do salmonete

Salmonetes para o almoço...

Na semana passada, a mãe de um menino de dois anos contou-me que no dia anterior tinham ido almoçar a um restaurante com excelente peixe em Setúbal e ela, grande apreciadora, resolveu pedir salmonetes para si e para o filho. Mas quando o tentou servir, ele recusou-se a comer o que quer que fosse com um ar muito infeliz, e quase chorava quando ela insistia**.

- Eu achei aquilo tudo muito estranho... Primeiro pensei que ele devia estar a chocar alguma gastroenterite, porque estava com uma carinha tão enfiadinha que quase parecia que estava com dores... Mas depois percebi que ele tinha fome...
- Então o que era? Queria o mesmo que o pai estava a comer?
- Sim, foi isso que acabou por aceitar...
- Pois, claro, estava-se mesmo a ver! - comentei, mas continuava sem saber onde é que ela queria chegar e porque me ocupava tempo da consulta para contar uma banalidade daquelas. - Ele está na idade do Complexo de Édipo. Tenta imitar o pai para agradar à mãe...
- Foi o que eu pensei, mas no final ele olhou para o meu prato e disse, com um ar tristíssimo: "A mamã papou o Nemo..."

* Timbre da voz de uma criança antes da puberdade.
** Mais uma vez advertimos que este blog cultiva a vírgula de Oxford.

2 comentários:

  1. Essa mãe devia ser processada! Onde já se viu, comer o pobre do nemo?!?

    Beijinhos duma cidade das acácias ensolarada

    ResponderEliminar