segunda-feira, 17 de outubro de 2011

[nomes que dizem tudo #24] gémeos

Tenho uma amiga - de quem já vos falei uma vez - que trabalha no Marrere, a 15 km de Nampula, num projecto iniciado por ela no combate à SIDA e à desnutrição naquela zona.

Há tempos enviou-me os dados do projecto para a ajudar a apresentar os resultados. Uma tarefa hercúlea, mas que me tem dado um prazer enorme, acreditem. Ainda no início do trabalho, estava eu a fazer contas e mais contas, quando me apercebi que teria de separar os gémeos num grupo à parte. E foi então que soltei uma gargalhada que se deve ter ouvido no prédio em frente. Mais uma vez confirmei que em Moçambique os gémeos são espiritualmente tratados como se de um só se tratasse. Por isso são vestidos de igual, devem ser tratados de forma o mais equitativa possível e os nomes também devem ser parecidos. Assim, na lista que a minha amiga me enviou, encontrei a bela soma de 72 pares de gémeos! Depois olhei melhor e percebi que talvez não fosse coincidência que os que tinham o nome mais parecido tinham nascido com pesos muito próximos e quando os pesos eram díspares, o que tinha nascido com maior peso tinha o nome mais comprido.

Não resisto a partilhá-los convosco... São uma delícia, vejam só:

- Elisete e Elisabete [Uma pequenita de 1700g e outra maior de 2500g.]
- Zita e Zito [Ambos com o belo peso de 2500g]
- Sandra e Santos [Pois, pelos vistos Santos pode ser nome próprio...]
- Aquiba e Equibal
- Sónia, Sunito e Sozinho [Pobrezito do bebé Sozinho...]
- Selma e Selmão [Adivinhem quem era o maior...]
- Amisse e Amizade
- Gito, Gildo e Judite
- Isa e Arde [Sem comentários...]
- Mércia, Comércio e Merecido [Oh, valha-me Deus!]
- Délfia e Delfina
- Deonilda e Deolinda
- Ortência e Ortêncio
- Ordina e Ordino [Um clássico... um conjunto de nomes com que me deparo em quase todo o lado.]
- Ánita, Anita e Anito [Os três equilibrados, entre 1800g e 2000g.]
- Vivi e Vilma
- Sónia e Sénia [Outro clássico...]
- Sony e Nokia [Oh, valha-me São João Baptista!]
- O casalinho Ilda Lino e Idalino Lino [Eu, se fosse a eles, zangava-me... mas isto são nomes para se dar a um filho? Ou a dois?!]
- Célio e Ofélio
- Estefânia e Vânia
- Belita e Benedita
- Miguel e Micael
- Rosário e Rosarinho
- Carla, Carlos e Cardoso
- Mildo e Imarildo...
- ...

Pronto, era isto... Voltamos para a estrada, na minha aventura Iapala-Nampula assim que conseguir parar de rir...

6 comentários:

  1. Ora bem os meus gémeos não têm nomes parecidos mas o mais pesado à nascença tem nome mais comprido!!
    Miguel - 1900g e Francisco com uns fabulosos 2400g !!
    Beijinho,
    Ana

    ResponderEliminar
  2. Muito bom! É esse o espírito!

    Beijinhos para todos e espero que estejas melhor...

    ResponderEliminar
  3. Que giro x) Eu também sou gémea de uma menina, mas eu era a mais pesada e no entanto, tenho o nome mais pequeno...

    "Sozinho"? Coitadinho...

    ResponderEliminar
  4. Não resisto a comentar... Sony e Nokia... isso lembra-me um certo "mito urbano", numa certa e determinada instituição, que nós conhecemos há uns tempos em carne osso... lol!!!
    Bjs grandes.
    Ana F

    PS: Fiquei em pulgas para saber qual foi o milagre que te aconteceu... :)

    ResponderEliminar
  5. Também eu, Ana! Nem queria acreditar... Aliás, acho que foi nessa parte que dei "a tal" gargalhada que se ouviu na rua toda! ;)

    Afinal não foi um lapsus linguae assim tão descabido... lol

    O milagre foi muito simples. Depois conto-te ;)

    Beijinhos, princesa. Para ti e para o G.

    ResponderEliminar
  6. Vim através do Nomes e mais Nomes, adorei ou não estes nomes :D

    ResponderEliminar