segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

[as melhores do serviço de urgência] sem prescrição médica

Esta história também não é minha, é do meu colega R., médico de família...

Serviço de Urgência, num fim de tarde de Inverno, frio e cinzento. Um adolescente de 16 anos, com o ar de quem está a apanhar uma seca monumental elevada à quinta potência entra na consulta acompanhado pela mãe, que lhe vem, obviamente a pregar um sermão.

O rapaz repete, pela nonagésima vez, à porta da consulta que está tudo bem, que não era preciso terem vindo, enquanto funga, coça os olhos, pigarreia e masca a pastilha elástica de mentol para disfarçar o cheiro a tabaco. A mãe a achar que a ida ao médico se calhar tinha sido escusada, mas já que conseguiu trazer o filho a reboque, não vai perder uma oportunidade de perguntar a mais um médico se não o acha magro e pálido... É que às vezes parece tão enfiadinho...

- Mas isso é em casa porque me aborreço de não fazer nada!
- Está bem, mas andas doente vezes demais! Sabe, doutor, também ninguém lhe consegue vestir um casaco. Ele deve achar que t-shirts são agasalho de Inverno.
- Ihh, não é nada...
[Furiosa] - Sim, vá, se estiverem 5ºC vestes duas t-shirts.
[Triunfante e sorridente] - Pois!

E o meu colega:
- Então, Miguel, o que é que se passa contigo?
- Estou com dores de garganta e tive febre ontem.
- Estás a tomar alguma coisa?
- Sim, doutor - responde a mãe -, ontem fui à farmácia e o doutor receitou-lhe "cocaína forte*" para a garganta. Mas eu fico preocupada de lhe estar a dar uma coisa tão forte e ele ainda estar a piorar...



* Mebocaína Forte, como está bem de ver.

1 comentário:

  1. Então está explicado, se o rapaz tivesse tomado a cocaína como lhe foi receitado não estaria pálido e teria mais energia! :)

    ResponderEliminar