sábado, 28 de janeiro de 2012

[a vírgula de oxford] occupy facebook


Graffiti no mural do Facebook
(Sede do Facebook, EUA)

Meus amigos, quem me conhece aqui do mato há mais tempo, ou mesmo quem já tropeçou no meu perfil por essa blogosfera acima*, sabe que sou uma fervorosa adepta de inutilidades gramaticais. E, em homenagem ao meu mentor espiritual [sim, o dos soluços, quem mais?],sou uma fã incondicional da vírgula de Oxford. É um guilty pleasure... E porque esta temática me é particularmente cara, fico sempre feliz quando alguém comunga deste meu interesse e portanto não resisto a partilhar convosco o diálogo genial que encontrei no mural de uma amiga aqui há dias... [O voyerismo também é um guilty pleasure, mas esse negarei até ao fim!]

[Amiga] - Se há coisa que me irrita é os alunos corrigirem-me as vírgulas antes das conjunções copulativas "e". Quando se põem a reclamar que "antes de e não se usa vírgula", gostava de saber quem é que lhes ensinou esta regra sem exceções, para desatar à bofatada!

[Comentadora A, também professora] - Que saudades da palmatória...
[Amiga] - À bofatada, mas não aos alunos... A eles só às vezes. Noutras situações...
[Comentadora B] - Adoro bofatadas. Isso e amandar apagadores e canetas de escrever no quadro.
[Comentadora C] - É incrível, ainda hoje quando as uso antes do "e" me sinto a transgredir.
[Comentador D, imagem de perfil obviamente manipulada, com um homem africano de cabeleira exuberante e um ar de quem meteu os dedos na tomada] - O verbo amandar é chelente! Vai fazer o jantar, Amanda!
[Comentadora B] - Mas que lindo penteado, D!
[Comentadora C] - Um bocado queimado...
[Comentadora B] - Bota esturrado nisso!
[Comentadora C] - Apetece desfazê-lo à mangueirada. E de caminho desenfarruscá-lo.
[Comentadora B] - Já agora, há pouco não frisei que tenho muito boa apontaria no que toca a canetas e mangueiras.
[Comentador D, o da cabeleira] - Nem por isso, acertaste da persiana...
[Comentadora B] - Estás consdipado?
[Comentador D] - Não, sou bimbo mesmo!
[Comentadora B] - Bimbo e com essa figura, olha que a dona deste muro expulsa-nos daqui!
[Comentador D] - Por acaso também me ocorreu isso. Esta conversa começa a parecer um graffiti em mural alheio.
[Comentadora B] - Olha como ela está aqui tão caladinha. Deve estar maldisposta, se calhar já íamos...
[Comentador D] - Sim, anda daí, e vamos vandalizar outro muro!
* Também pode ser "por essa blogosfera abaixo" ou "por essa blogosfera adentro", mas gosto de pensar que a blogosfera está para cima...

3 comentários:

  1. Por essa blogosfera afora, não? Bom, mas não é isso que aqui me traz - são as vírgulas! Também gosto da vírgula de Oxford, sobretudo quando ela serve para alguma coisa. As vezes, é dispensável e, nesse caso, dispenso-a [:)]. Deixo aqui dois links para textos que fiz sobre pontuação. Algumas normas que proponho são desviantes em relação à pontuação standard (como a vírgula de Oxford também é, em português), mas são, na minha opinião, mais lógicas. E gostava de saber o que pensa das minhas propostas uma fã incondicional da vírgula de Oxford.

    Muitos cumprimentos,

    Vítor

    http://llindegaard.blogspot.com/2009/05/erros-ponto-e-virgula-preferencias.html

    http://llindegaard.blogspot.com/2010/06/com-virgulas-e-sem-elas-as-picuinhices.html

    ResponderEliminar
  2. "Blogosfera afora" não é uma opção para quem não gosta de aliterações em "f"... [Eu sou uma mulher algo difícil de agradar, eu sei.] Eu também não uso a vírgula de Oxford indiscriminadamente. Uso-a quando me faz sentido. Passei a ser fã quando deixei de me sentir culpada por a utilizar!

    Vou ler, sim senhor e já te digo qualquer coisa! Muito obrigada!

    (um) beijo de mulata

    ResponderEliminar
  3. Já li. Adorei os textos! E admiro quem se debruça cientificamente e com método sobre um tema para o qual só posso usar a intuição...

    (um) beijo de mulata

    ResponderEliminar