domingo, 12 de fevereiro de 2012

[casa do gaiato] os encantos de primeira vez em áfrica








A Casa do Gaiato de Maputo (a capela, os meninos, o refeitório e o berçário para as crianças desnutridas da aldeia mais próxima).
(Boane, Maputo)

Já vão quase dez anos desde a minha primeira missão de voluntariado em Moçambique, altura em que, ainda com quase nenhuma experiência, me colocaram a dirigir o Centro de Saúde da Casa do Gaiato, no meio do mato, a 50 km de Maputo...

A aldeia mais próxima ficava a cinco quilómetros e era lá que funcionavam as principais atividades de apoio à comunidade, incluindo o centro de saúde. Quando cheguei, a enfermeira responsável pela saúde estava em Espanha, para onde tinha viajado com urgência pela doença de um familiar próximo. Era portanto necessário alguém para ficar a tomar conta do centro de saúde... Pois... inacreditavelmente, eu, ainda sem a licenciatura, era a pessoa mais diferenciada!

Confesso que nunca tinha estudado Medicina Tropical a sério. Nem mesmo sem ser a sério. Nem mesmo por descargo de consciência antes de ir. Só levei um livro de Medicina para ler porque achei que não ia ter cabeça nem oportunidade para estudar… Enganei-me! Enquanto lá estive estudei até à inconsciência porque tive de tratar desde malária até febre de Katayama, passando por impétigo e tinha. Descobri a minha vocação! É mesmo disto que eu gosto. Seria de bom grado a primeira dama do estado de emergência!


E uma experiência que parecia inicialmente aterradora, porque não conhecia nem a língua, nem a cultura e mal conhecia as doenças, transformou-se numa paixão!

(continua...)

4 comentários:

  1. ainda foste durante o curso? em que ano? impressionante! :)

    ResponderEliminar
  2. Sim, mia, a primeira vez foi nas férias do 5º para o 6º ano. Obviamente não sabia que isto me ia acontecer! ;)

    Lisa, obrigada! Volte sempre.

    (um) beijo de mulata

    ResponderEliminar
  3. uau, não me imagino :) ainda vou ler com mais gosto, pronto!

    ResponderEliminar