domingo, 5 de fevereiro de 2012

[iapala] armar-se em deus...

(continuando  a história que começou aqui...)
– Não me parece que estes pais o queiram levar para casa. Eles devem ser pessoas esclarecidas. Nem tempo tive para perguntar, mas o pai até me parece que é professor numa das aldeias onde nós vamos vacinar. Parece-me que o conheço. Olha que até foram a Ribáuè com ele quase a morrer. Arriscaram-se a muito. Ele podia ter morrido longe de casa!
– Mas acha que os pais o vão querer depois nestas condições? Acha que vão cuidar dele com carinho, não o vão maltratar ou negligenciar? Se ficar consciente vai sofrer horrores…
– Ainda não conheces bem esta cultura. Podes perguntar amanhã aos pais o que querem fazer. Se estás com essas dúvidas podes sempre dar-lhes a escolher. Mas eu já sei a resposta.
– Qual é?
– Já tive esta conversa muitas vezes com a Irmã Sarala e com os pais das crianças. E os pais querem sempre os filhos. Seja em que circunstâncias for. Eles dizem “os filhos são a nossa riqueza.” E só são ricos se tiverem muitos filhos, mesmo que não lhes consigam dar muitas coisas materiais. Os macuas adoram crianças. É o que mais me encanta neste povo. 

Na manhã seguinte o menino estava muito pior. Os lábios quase sem cor, o coração a bater a galope, num esforço enorme para bombear aquele sangue quase aguado, que claramente tinha sido devastado pela malária, a respiração agora acelerada, num gemido contínuo… A paralisia de metade do corpo não era tão evidente. Provavelmente pela simples razão de que ele estava agora em coma mais profundo. Eu continuava terrivelmente desconfortável. Mas a que propósito é que eu me tinha “armado em Deus” numa situação mais do que desesperada? Para prolongar o sofrimento da criança e da família? Às vezes o melhor que temos mesmo a fazer, o mais sensato, o mais humano é abstermo-nos de medidas heróicas [ou fúteis, melhor dizendo] e tentar apenas confortar os meninos e acompanhar a família…

Mas a resposta dos pais foi a que a Irmã Lurdes tinha previsto. Nem sequer perceberam à primeira o que lhes estávamos a perguntar. Até porque a palavra macua para “estar bem” é a mesma que significa “estar vivo”. Portanto primeiro perceberam que lhes estávamos a perguntar se queriam levar o filho para casa para morrer ou se queriam que o filho ficasse melhor no hospital. Os pais olharam-me chocados. Depois optámos por explicar em Português. Aí compreenderam. Mas mesmo explicando que a criança podia ficar profundamente deficiente nem lhes passava pela cabeça interromper o tratamento e levá-lo para casa.

A Irmã Lurdes sorriu-me:
– Pronto, aqui tens as tuas dúvidas esclarecidas.
– Bem, então já que é assim, temos de lhe fazer uma transfusão de sangue. Não temos banco de sangue em Iapala, por isso os senhores têm de ir ter com o Sr. Cachimo com este papel para serem os senhores a dar-lhe sangue.
– Sim, Irmã…
– E temos de o alimentar, vamos colocar uma sonda até ao estômago para lhe dar comida.

– Tudo bem, até já. Se precisares de mais alguma coisa estou no escritório – despediu-se a Irmã Lurdes, alegre.
E depois só para mim: “Eles não acreditaram, claro. Eles têm esperança. E eu também tenho. Já vi muitos milagres acontecerem nesta terra.” 

– Os milagres não são para estas coisas, Irmã, o menino está mesmo muito mal. E há muito tempo. Continuo a achar que o melhor era mesmo deixá-lo em paz…
– Não digas isso.
– Está bem, Irmã, eu não vou desistir.

(continua...)

1 comentário: